Processo de produção de um audiodocumentário enquanto estratégia de ensino para favorecer a expressão comunicativa e a sensorialidade: um estudo com educandos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública em São José de Solonópole/CE

- João Djane Assunção da Silva

Resumo: Nesta investigação, analisamos como a produção de um audiodocumentário pode contribuir de maneira efetiva com a qualidade dos processos pedagógicos da sociedade contemporânea. Compreendendo a educação como um fenômeno dinâmico e que se desenvolve mediante relações sócio-históricas, propusemos uma prática inovadora de ensino direcionada às necessidades dos adolescentes imersos nas tramas sociais de uma cultura midiática, norteada pelas interações constantes entre sujeitos e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Com um trabalho investigativo direcionado ao debate sobre comunicação e práticas pedagógicas, com enfoque no ensino, analisamos o processo de produção de um audiodocumentário enquanto estratégia de ensino para favorecer a expressão comunicativa e a sensorialidade de educandos do oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Mundoca Moreira (EEIEFMM), instituição pública localizada no distrito de São José de Solonópole, município de Solonópole, estado do Ceará. Para tanto, construímos uma sequência de produção educativa com audiodocumentário, ao mesmo tempo em que investigamos quais elementos do processo proporcionaram aspectos educativos favoráveis ao diálogo. A pesquisa foi de natureza qualitativa e exploratória e teve como procedimento a Pesquisa de Aplicação, cuja prática interventiva com os sujeitos se deu por intermédio de uma oficina guiada pela concepção teórico-prática de Educação pela Comunicação, tendo sido estruturada em oito encontros presenciais e atividades extensivas correlacionadas. Usamos duas técnicas para coleta de dados: a observação sistemática e a entrevista por pautas. Como método de análise e interpretação dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo, especificamente a técnica de análise categorial temática. Dentre os principais resultados, a pesquisa conseguiu mostrar que o processo de produção de um audiodocumentário, enquanto ação educativa estruturada, criou condições para a aprendizagem dialógica, onde educador e educando se reconheceram como sujeitos ativos da educação, favorecendo a expressão comunicativa e a sensorialidade e ampliando seu repertório simbólico para a construção de uma comunicação cidadã.

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