Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social

- João Djane Assunção da Silva
- Nilvania dos Santos Silva

Resumo: Nesse estudo, de cunho bibliográfico, propomos uma reflexão sobre a produção educativa com audiodocumentário mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O caráter social do formato radiofônico (informar, sensibilizar, educar e transformar) abre oportunidades para democratização do acesso à informação e, por consequência, viabilidades para seu uso enquanto estratégia educativa para o engajamento de grupos minoritários e/ou marginalizados. O enfoque no seu processo de produção, estrategicamente coerente com a metodologia da Educação pela Comunicação, torna possível a aplicação de projetos que explorem as características intrínsecas à natureza educadora da linguagem radiofônica, livre para ser cultivada em suas mais profundas dimensões estéticas e artísticas.

Palavras-chave: Audiodocumentário. Educação pela Comunicação. TDICs. Empoderamento.


---
#Audiodocumentário #
Educação pela Comunicação #TDICs #Empoderamento #ResponsabilidadeSocial